Qualidade
Promessa de qualidade
A Dr. Oetker pretende expressar a elevadíssima qualidade dos seus produtos com o seu slogan: “A qualidade é a melhor receita”. No entanto, o conceito de qualidade não está apenas ligado às propriedades organoléticas dos produtos, já que graças à cuidadosa seleção das matérias-primas e ao cumprimento de umas rigorosas normas de qualidade durante todo o processo de produção se estende também a uma elevadíssima segurança alimentar dos mesmos.
Tudo isso sem nunca esquecer que a produção das matérias-primas se leve a cabo com o máximo respeito pelo ambiente.
Garantia de qualidade
Os produtos Dr. Oetker não só proporcionam uma experiência organolética especial, como também um padrão de qualidade e segurança muito elevado. As matérias-primas dos fornecedores devem cumprir requisitos muito precisos e superar controlos de qualidade muito exigentes. Além disso, todo o processo de produção é controlado de maneira constante, para verificar se satisfaz as normas de qualidade relativas à segurança do produto, com a garantia de bons resultados.
Sermos capazes de garantir a qualidade é um dos objetivos predominantes na Dr. Oetker, e é algo que é posto em prática em todas as fases do ciclo de vida dos nossos produtos. Para garantir o elevado padrão de qualidade e segurança dos seus produtos, a Dr. Oetker adota inúmeras medidas para detetar eventuais riscos no transcurso do desenvolvimento, produção, embalagem e transporte.
Neste ponto determinam-se as normas e definem-se todos os parâmetros de qualidade, da aquisição de matérias-primas e materiais de embalagem à especificação de instruções de preparação para os clientes profissionais de restaurantes, hospitais, cafetarias, hotéis ou refeitórios escolares.
Qualidade em cada fase da produçã
A preocupação com a segurança e a qualidade começam logo na primeira fase de conceção do produto e da embalagem, desempenhando um papel determinante na seleção e no controlo das matérias-primas.
Na produção, a garantia da qualidade implica o controlo constante dos padrões de qualidade e o cumprimento rigoroso das normas de higiene.
Durante o transporte é necessário assegurar, sobretudo, que a mercadoria não sofre danos e que a sua origem seja sempre claramente identificável. Através do contacto com os consumidores verifica-se se os produtos e as instruções de preparação satisfazem as suas expectativas.
Controlo e gestão da qualidade
O controlo de qualidade garante o cumprimento destas normas durante a produção por medio de controlos intensivos na empresa e no laboratório. A documentação sistemática dos resultados permite, em qualquer momento, a rastreabilidade completa do fornecedor. As matérias-primas, os produtos semiacabados e os acabados verificam-se regularmente, e os resultados dos testes são documentados com a ajuda de um sistema de informação e gestão de laboratório.
Para cada matéria-prima, assim como para cada produto semiacabado e produto acabado, armazenam-se e documentam-se amostras e parâmetros de natureza sensorial, físico-química e microbiológica. Além disso, as especificações pormenorizadas estipulam os parâmetros de qualidade que os fornecedores têm de cumprir. Os produtos só são lançados quando se cumprem os critérios especificados. Também se definem requisitos no concerne ao armazenamento, às rotas de transporte e aos veículos para garantir a qualidade perfeita dos produtos em qualquer momento.
Como se leva a cabo em Dr. Oetker Profissional: a nossa principal fábrica de produtos para o canal profissional em Ettlingen está certificada, entre outras coisas, de acordo com a norma internacional de gestão de qualidade (DIN EN ISO 9001, 14001 e 50001 e FSSC 22000). São os auditores externos independentes que verificam regularmente a efetividade e o cumprimento destes sistemas. As auditorias adicionais nos fabricantes e fornecedores de matérias-primas também constituem uma norma em Dr. Oetker Profissional.
Assegurar a qualidade na Dr. Oetker realiza-se seguindo o sistema HACCP (Hazard Analysis of Critical Control Point), que define as características dos controlos internos na produção e analisa o processo de fabrico relativamente a eventuais riscos sanitários. As correspondentes medidas de controlo, aplicadas em pontos muito bem definidos, garantem a segurança e a qualidade dos produtos.
Evitar a destruição de alimentos
Para a Dr. Oetker qualidade também significa uma gestão ética dos alimentos. Como empresa do setor alimentar com sentido da responsabilidade, a Dr. Oetker partilha a crítica pública ao esbanjamento de alimentos e adotou as medidas pertinentes para o evitar.
Medidas para impedir a destruição de alimentos
O facto de, sobretudo nos países industrializados ocidentais, se deitarem alimentos para o lixo (à vezes inclusive dentro da sua embalagem original) impulsiona já há anos a Dr. Oetker a abordar esta questão com sensibilidade.
A Dr. Oetker esforça-se por aproveitar todas as matérias-primas na medida do possível com o fim de evitar resíduos. Isso requer uma estreita colaboração entre as áreas de Compras, Planificação da produção e Planificação de vendas.
A Dr. Oetker organiza o transporte de modo que as mercadorias fabricadas se entreguem num estado impecável. Se a mercadoria, nalgum caso, não se ajustar às elevadas exigências de qualidade, estuda-se um aproveitamento alternativo da mesma.
Mediante uma boa organização e logística durante todo o processo de produção, na maioria dos casos, podem-se evitar os resíduos, as rejeições por qualidade defeituosa e a sobreprodução, reduzindo assim o máximo possível a destruição de alimentos.
Normas de compras
Para cumprir com a sua responsabilidade no aprovisionamento de matérias-primas, a Dr. Oetker concebeu normas de compras próprias, focadas no cumprimento dos requisitos de qualidade e das condições de produção socialmente aceitáveis e amigas do ambiente nas empresas fornecedoras.
O Food-Standard da Dr. Oetker
O Food-Standard da Dr. Oetker descreve e estipula de forma vinculante critérios exatos para os fornecedores. Segundo estes critérios, os fornecedores de matérias-primas têm de demonstrar que têm implementado um sistema de rastreio operacional, controlado e documentado, em conformidade com o regulamento básico 178/2002 da UE.
Além disso, esta norma contempla também as exigências de proteção de animais e a conservação de espécies em perigo. Os fornecedores têm de demonstrar, por exemplo, que pescam o atum protegendo sempre os golfinhos, e que a carne de frango e os ovos procedem exclusivamente de sistemas de cria extensivos. No caso da carne e dos produtos cárnicos, os antibióticos estão autorizados exclusivamente para combater doenças nos animais. A utilização de antibióticos como ajuda para a engorda ou para potenciar o crescimento, assim como o emprego de outros meios para estes fins, estão terminantemente proibidos para os fornecedores da Dr. Oetker.
A biotecnologia tem um grau de aceitação variável no mundo, e especialmente nos países-membros da UE esta é encarada com ceticismo. A Dr. Oetker adapta-se aos desejos predominantes dos consumidores e, portanto, não utiliza matérias-primas geneticamente modificadas. Se a agricultura chegasse a ampliar as suas superfícies cultivadas com plantas úteis geneticamente modificadas e se chegassem a produzir alterações dignas de menção e demonstráveis acima do valor de referência legal, a Dr. Oetker informaria imediatamente os seus consumidores.
Manual internacional de fornecedores
Atendendo à sua responsabilidade, a Dr. Oetker esforça-se igualmente por cumprir padrões sociais na cadeia de fornecimento. Com tal fim, a empresa implementou um manual internacional de fornecedores, que é objeto de todos os contratos com fornecedores.
Na virtude do mesmo, todos os parceiros comerciais da empresa se comprometem a cumprir determinados padrões sociais na produção e a vigiar de forma vinculante que as condições laborais dos seus subcontratantes cumpras também este padrão. Os padrões exigidos estão em consonância com as disposições da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A Dr. Oetker não tolera o trabalho infantil nem o trabalho forçado nas suas empresas fornecedores ou subcontratantes destas. O horário laboral semanal e diário máximo permitido tem de se ajustar, no mínimo, às leis e regulamentos habituais de cada país. Além do mais, o salário tem de se equiparar com a norma mínima legal ou setorial, optando-se sempre pelo mais elevado dos dois.
Avaliação de fornecedores
Para evitar quedas de qualidade, a Dr. Oetker desenvolveu, além dos seus próprios padrões de compras, um sistema para avaliar os seus fornecedores e, ao mesmo tempo, prestar-lhes assistências nas suas ações de melhoria.
Métodos de inspeção exigentes
Através de rigorosos métodos de inspeção assegura-se a qualidade das matérias-primas adquiridas e vigia-se o cumprimento das normas ambientais, de segurança e sociais.
Além do controlo contínuo, também se levam a cabo auditorias aos fornecedores. Estas são um processo efetuado em várias fases e realizam-se com base num sistema unificado à escala internacional: primeiro, tem lugar a autoavaliação dos fornecedores através de questionários específicos para cada setor. Nesses questionários sublinham-se as exigências da Dr. Oetker nos âmbitos da qualidade, segurança, saúde, ambiente, direitos humanos, condições laborais e anticorrupção. Além do mais, o pessoal da Dr. Oetker visita as fábricas, comprova in loco o cumprimento das normas e dos sistemas de gestão requeridos, através de entrevistas com as pessoas envolvidas e realizando conjuntamente um itinerário pelas instalações de fabrico.
Por último, realiza-se a avaliação da auditoria. Uma vez o fornecedor tenha sido avaliado com sucesso, continuam a realizar-se visitas periódicas ao mesmo. Se um fornecedor não cumprir os requisitos que se proponham, concebe-se um plano de atuações e estipula-se um prazo, dentro do qual se deverão ter implementado as correções. Desta forma, os padrões da empresa estabelecem-se também nas empresas fornecedoras, onde são seguidos e onde o seu cumprimento é garantido.
Quando um fornecedor não cooperar ou infringir disposições legais, a Dr. Oetker inicia um procedimento de advertência e suspende os pedidos ao fornecedor. Em última instância, a empresa dá por concluída a relação comercial com o fornecedor.