História

Da farmácia de Bielefeld para o mundo

A história da Dr. Oetker começou em janeiro de 1891, quando o Dr. August Oetker realizou o sonho de toda a sua vida com a aquisição da farmácia Aschoff'schen em Bielefeld. O que aí viria a desenvolver, fruto do seu obstinado trabalho de investigação, revolucionou e facilitou a preparação de alimentos e bolos. Mais de 125 anos depois, a pequena farmácia tornou-se numa empresa familiar globalmente ativa, cujas atividades internacionais representam hoje em dia mais de metade da faturação total.

 

 

Os inícios

Como aprendiz de farmacêutico, o Dr. August Oetker (1862-1918) tinha o sonho de trabalhar por conta própria na sua própria farmácia. Pôs estes 3 objetivos no centro do seu trabalho.Tal como muitos outros empresários, August Oetker, que provia de uma família de padeiros de Obernkirchen, começou a sua carreira profissional com uma sólida educação. Depois de concluir a sua aprendizagem de farmacêutico, estudou ciências naturais e fez o seu doutoramento em Botânica. A finais de 1890, August Oetker aproveitou a oportunidade de adquirir uma farmácia em Bielefeld, Westfalia Oriental, e assim concretizou o sonho de toda a sua vida. E rapidamente o seu segundo desejo se tornou realidade: a criação de um produto muito especial. Trabalhou no desenvolvimento de vários medicamentos até altas horas da madrugada no laboratório da farmácia, e dedicou-se cada vez mais a investigar o bicarbonato de sódio. Fez as suas primeiras tentativas de cozer numa padaria vizinha.

 

 

O compromisso e a determinação de August Oetker deram os seus frutos em 1893. Devido à alta qualidade das matérias-primas utilizadas e a uma ótima relação de mistura com o pó para cozer no forno que desenvolveu, obteve sempre resultados de cozedura perfeitos. Chamou a este novo produto “Backin” e vendeu-o em pequenos saquinhos, em porções, por uma libra. Rapidamente desenvolveu outros produtos como o pudim em pó, o açúcar de baunilha e a “maizena”, a que chamou “Gustin”. Mas August Oetker não foi apenas um criador de produtos brilhante, mas também comercializou os seus artigos utilizando métodos publicitários inovadores e altamente bem-sucedidos. Desta maneira, atingiu valores de vendas em constante crescimento. Com base na grande procura, rapidamente construiu uma fábrica em Bielefeld Lutterstrasse, onde ainda hoje se encontra a sede principal da empresa.

 

 

O Dr. August Oetker era agora um fabricante. O seu sucesso económico permitiu-lhe fazer generosas doações ao Instituto de Química Kaiser Wilhelm e a um instituto bioquímico, entre outros. Em reconhecimento dos seus serviços à ciência e à sociedade, recebeu inúmeros prémios.

 

 

Mais tarde, nos anos que se seguiram, a empresa sofreu um rápido processo de industrialização e, com um grande investimento na comunicação da marca e na criação de receitas, aliado a uma grande diversificação de produtos e soluções, levou a empresa aonde se encontra hoje.

 

Pizza alla Romana, a primeira pizza congelada no mercado alemão.

Com a Pizza alla romana, a Dr. Oetker viu em 1970 o êxito de uma das gamas de alimentos congelados mais populares, o que provocou o auge da procura, que ainda hoje se pode observar. A experiência de sabor tipicamente italiana satisfez as necessidades dos consumidores de uma preparação rápida e fácil. A pizza congelada tornou-se rapidamente num produto de estilo de vida, tendo a primeira pizza de massa fresca sido desenvolvida em 1975.